ECC Revela sua Posição sobre o Dev Fund
Assim como presenciamos o Halving do Bitcoin em Abril desse ano, em novembro será a vez da Zcash, e com isso teremos a restruturação do fundo de desenvolvimento (Dev Fund) no qual a comunidade decidirá se valerá a pena mantê-lo ou mudar seu destino para outras finalidades que podem impactar de forma positiva ou negativa o futuro da Zcash.
A Zcash não foi inicializada como a maioria dos outros projetos de criptografia. Não houve ICO para encher o tesouro nos próximos anos. Não houve uma série de grandes aumentos de capital de risco. Nasceu de origens humildes.
Uma parte das “Founders Rewards” financiou os primeiros quatro anos de desenvolvimento da Zcash, e a Zcash Foundation (ZF) foi criada com doações individuais.
O atual fundo de desenvolvimento, concebido e ativado em 2020, estabeleceu grants comunitários e forneceu financiamento contínuo para ECC e ZF.
Alguns adoram o modelo de fundo de desenvolvimento e outros o difamam. Para muitos, ficou conhecido como “imposto de desenvolvimento”. Recentemente, Josh Swihart (ECC CEO) expressou publicamente críticas ao modelo tal como está concebido.
Independentemente das opiniões, a ECC não está em dívida com o passado.
Nós, como comunidade, podemos escolher o melhor caminho a seguir para a Zcash, o protocolo que acreditamos ser a melhor esperança do mundo para a verdadeira liberdade financeira: um mundo onde qualquer pessoa é livre para realizar transações, com segurança, e apenas revelando ao mundo o que eles escolhem revelar.
Segundo a ECC, a Zcash deve ser totalmente descentralizada. Deve estar aberta. Deve ser libertada da pressão e da coerção política. Na sua essência, no seu código-fonte, a Zcash deve incorporar autonomia e deve acolher uma ampla participação tanto na sua utilização como na sua gestão.
O fundo de desenvolvimento Zcash expirará em novembro deste ano, neste momento, seus beneficiários deixarão de receber uma parte das recompensas da mineração e 100 por cento será dos mineradores. A ECC, a ZF e o Zcash Community Grants (e os seus beneficiários) serão forçados a encontrar outras fontes de financiamento – doações, subsídios, atividades geradoras de receitas – ou começar a diminuir.
E assim a ECC, a comunidade, temos uma decisão extremamente importante a tomar:
Podemos simplesmente deixar expirar o fundo de desenvolvimento.
Podemos criar um novo fundo de desenvolvimento, com mais ou menos beneficiários que recebam diretamente financiamento futuro, incorporando os endereços das carteiras dessas organizações diretamente no protocolo, como fazemos hoje. Vários membros da comunidade propuseram tais opções.
Podemos considerar um modelo de financiamento em que nenhuma organização tem financiamento garantido com o seu endereço codificado na camada base. Isso pode parecer um modelo de subvenção descentralizado ou uma alternativa em que os fundos são atribuídos através de um DAO ou outro mecanismo.
Deixar expirar o fundo de desenvolvimento pode ser a solução mais simples. A desvantagem desse modelo é que, se organizações como a ECC, a ZF e a ZCG não conseguirem angariar fundos suficientes através de subvenções ou doações externas, poderão ter de reduzir as suas atividades ou encerrar completamente.
Mesmo que a comunidade garanta financiamento direto no protocolo para algumas organizações, o financiamento pode não ser suficiente para que essas organizações continuem como estão. Em novembro, a quantidade de recompensas por bloco será reduzida pela metade. Se a ECC e a Zcash Foundation continurem a receber a mesma alocação que recebem hoje, os rendimentos serão insuficientes para satisfazer as necessidades financeiras de qualquer uma delas no preço atual do ZEC.
Um modelo bem concebido baseado em subvenções (seja baseado em resultados ou retroativo) tem vantagens significativas, incluindo maior descentralização e competição aberta por recursos, alinhamento mais forte da comunidade nas prioridades da Zcash, maior resiliência, maior responsabilização e maior voz da comunidade.
A codificação dos endereços das organizações no protocolo sinaliza que alguns desenvolvedores têm status favorecido e monopólio sobre uma quantidade significativa de fundos garantidos. Num modelo de subvenções, mais pessoas são incentivadas a candidatar-se ao financiamento de forma mais equitativa, promovendo uma maior participação e inovação.
A codificação dos endereços das organizações no protocolo cria fragilidade. Se uma organização for forçada a encerrar devido a financiamento ou pressão regulamentar, ou for capturada ou tiver um desempenho insatisfatório, o financiamento continuará a fluir para ela até que a comunidade organize uma atualização da rede. Um modelo descentralizado de subvenções permite que os participantes iniciem e fechem sem afetar os fluxos de financiamento. Além disso, um modelo de subvenção descentralizado permitiria uma maior participação e flexibilidade na determinação do que é financiado.
Um modelo baseado em subvenções tem os seus desafios. Existem muitas questões em aberto, incluindo a forma como as decisões são tomadas, como os fundos seriam distribuídos e as considerações jurídicas daqueles que participam na tomada de decisões.
Então aqui estamos nós. Estamos num ponto crucial para determinar o que é Zcash e o que ele se tornará. Embora existam diferentes perspectivas sobre se o fundo de desenvolvimento foi ou não uma boa ideia, o facto de agora termos colectivamente a oportunidade de reavaliar e determinar o nosso caminho a seguir não está em dúvida.
Deixando de lado os interesses financeiros na ECC, a equipe acredita que o protocolo Zcash deveria ser liberado. E que, ao libertar o protocolo, teremos uma oportunidade melhor de libertar o mundo.
Nesta perspectiva, a ECC decidiu aceitar fundos diretamente do protocolo no âmbito de um novo fundo de desenvolvimento. O endereço da carteira da empresa não será mais codificado no protocolo.
(a) permitir que o fundo de desenvolvimento expire, ou
(b) um modelo em que os fundos de desenvolvimento fluem para conjuntos de subvenções geridos de forma descentralizada; e onde os subsídios são distribuídos com base em resultados ou retroativamente com base nos resultados alcançados, ou onde mineradores ou interessados podem optar por participar ou não fazer contribuições.
Se a comunidade escolher um modelo de subvenções, a ECC reconhecerá que um projeto levará mais tempo do que o disponível para ser realizado antes que o atual fundo de desenvolvimento expire em Novembro.
A equipe está aberta a permitir que expire enquanto eles trabalham coletivamente num modelo novo ou na extensão do fundo de desenvolvimento existente por não mais de um ano, para permitir que as organizações ajustem os seus modelos operacionais enquanto a ECC apresenta algo novo.
Agora é a hora de tomar nossa decisão. Quanto a nós, acreditamos que para o mundo encontrar a liberdade através da Zcash, a próprio Zcash deve ser gratuita. Agora é a hora de codificar a liberdade que aspiramos dentro do protocolo. Agora é a hora de libertar a Zcash.