Zcash Foundation - Relatório de Transparência Q1 2024
Este relatório visa comprovar transparência da Zcash Foundation sobre seu desenvolvimento no protocolo Zcash.
Aqui saberemos mais sobre a missão da ZF, o futuro da Zcash, Ciência e Engenharia, Finanças e Métricas, Planejamentos para ZconV (5/2024) e Foco Comunitário.
Este é o relatório trimestral da Zcash Foundation cobrindo janeiro, fevereiro e março de 2024.
O objetivo desses relatórios é fornecer um resumo das atividades da Foundation e uma visão geral de nossas finanças, incluindo um detalhamento de nossos gastos. Agradecemos o feedback, então se você tiver alguma dúvida ou sugestão, publique-as no Fórum da Comunidade Zcash!
Durante o primeiro trimestre, a equipe Zebra adicionou a funcionalidade de digitalização de blockchain para que o Zebra pudesse realizar a detecção de transações usando chaves de visualização e criou um aplicativo Zebra Launcher, que facilita a instalação do Zebra em uma variedade de plataformas diferentes, incluindo Windows e MacOS.
Também adicionamos um minerador de testnet interno ao Zebra e começamos a trabalhar no suporte ao modo regtest, o que tornará mais fácil para as equipes que estão construindo no Zebra testar seus novos recursos.
Em março, as equipes de engenharia da ZF e da ECC começaram a colaborar no desligamento do zcashd. Esta é a principal prioridade de engenharia da ZF à medida que avançamos para o segundo trimestre.
A equipe FROST marcou a primeira versão estável da implementação de referência e começou a desenvolver ferramentas para permitir que os participantes do FROST usem comunicações de soquete em vez de cortar e colar blocos de texto. Isso tornará a experiência do usuário das integrações de carteira FROST muito melhor. A equipe FROST também corrigiu uma vulnerabilidade de negação de serviço que afetou várias implementações de protocolos de geração de chaves distribuídas, incluindo FROST.
No ano passado, anunciamos uma doação para apoiar a formação da Financial Privacy Foundation (FPF), uma nova fundação independente sem fins lucrativos nas Ilhas Cayman, destinada a ajudar a descentralizar ainda mais o ecossistema Zcash.
Em março, ela foi lançada formalmente com um programa de doação experimental.
Por fim, começamos a planejar a ZconV, uma conferência virtual agendada para o início de maio, programada para fornecer uma oportunidade para a comunidade se reunir para discutir o futuro da Zcash, enquanto consideramos se devemos estender ou substituir o Fundo de Desenvolvimento (Dev Fund) atual quando ele expirar no final deste ano.
A Zcash Foundation acredita que o sucesso da Zcash e os princípios que ela incorpora dependem de um ciclo de feedback positivo envolvendo:
Desenvolvedores que melhoram o protocolo Zcash e criam os produtos, ferramentas e serviços que dão suporte ao seu uso;
Utilidades que melhoram a capacidade de usar o ZEC e a plataforma Zcash para uma gama mais ampla e flexível de propósitos;
Adoção mais ampla da Zcash como uma plataforma para comércio, com o ZEC como sua moeda nativa e;
Usuários que são atraídos pela utilidade do ZEC e pelos serviços que os empreendedores criam na plataforma Zcash.
Objetivos Estratégicos da ZF:
Apoiar a comunidade Zcash - Organizando a Zcon & Zcon Voices, mantendo os fóruns da comunidade atualizados e dando voz à comunidade por meio do Painel Consultivo da Comunidade Zcash (Zcash Community Advisory Panel - ZCAP).
Promover o Crescimento do Ecossistema Zcash - Objetivo da ZF é fazer isso removendo obstáculos que desencorajam desenvolvedores, usuários, empreendedores e outros de construir, adotar ou de outra forma apoiar o Zcash.
Tornar a Zcash Mais Inteligente - A ZF acredita que a programabilidade é um mecanismo essencial para melhorar a utilidade da Zcash. Com o tempo, a mesma explorará opções para atingir isso.
Durante o primeiro trimestre do ano, a equipe Zebra desenvolveu a funcionalidade para consultar o scanner de blockchain Zebra por meio de uma interface gRPC e estabeleceu as bases para o suporte ao modo de rede regtest no zebra e o desligamento do zcashd em colaboração com engenheiros da ECC.
A equipe FROST melhorou a demonstração do FROST para usar comunicações de soquete entre os participantes para permitir uma experiência mais uniforme ao executar a demonstração (sem copiar e colar entre terminais de participantes de assinatura) e marcou a primeira versão estável da biblioteca de implementação de referência FROST.
O DevOps continuou a melhorar a experiência do desenvolvedor ao desenvolver no Zebra o foco nas imagens Docker e CI da ZF.
Toda a equipe de engenharia da Foundation colaborou durante um Hack Sprint para entregar uma série de melhorias de usabilidade ao zebra na forma de um instalador Zebra para Windows, MacOS e Debian; Documentação aprimorada para métodos RPC do Zebra na forma de uma especificação OPENAPI e adicionou um minerador de testnet interno ao Zebra.
Sprint 1
A equipe Zebra concluiu um projeto de hacksprint inicial para adicionar um minerador de testnet interno AO Zebra.
Durante esse mesmo tempo, os engenheiros do FROST revisaram uma divulgação de segurança sobre a vulnerabilidade Pedersen DKG para avaliar o impacto no FROST e começaram a trabalhar em uma correção.
Eles também fizeram alguns ajustes finais no artigo re-randomizado do FROST e continuaram o trabalho para adicionar suporte no_std ao FROST, para permitir que ele fosse usada em sistemas embarcados.
Os engenheiros do FROST também começaram a trabalhar no código do servidor para a demonstração do FROST para Zcash.
Os engenheiros de Devops trabalharam em imagens docker para permitir que os desenvolvedores executem CI localmente.
Sprint 2
O lançamento do Zebra 1.5.1 e o lançamento do hotfix Zebra 1.5.2 deram início a este sprint, seguido pelo início do trabalho na interface gRPC para o scanner de blockchain zebra, incluindo a implementação de um método get_info.
Os engenheiros do FROST concluíram a implementação inicial da adição de comunicações de soquete ao FROST para demonstração do Zcash no lado do participante e também melhoraram a usabilidade da implementação de referência do FROST com base no feedback do usuário.
O Devops lançou o arquivo docker-compose para permitir que os desenvolvedores executem CI localmente e também refatoraram scripts fora do workflow de CI
Sprint 3
O trabalho do Zebra continuou na interface gRPC para o scanner de blockchain, implementando métodos para registrar chaves de visualização, recuperar resultados de varredura para uma chave de visualização e excluir chaves de visualização e resultados relacionados.
Os engenheiros do FROST publicaram a documentação sobre como executar a demonstração do FROST para Zcash usando comunicações de soquete, fizeram mais algumas alterações para melhorar a usabilidade da biblioteca FROST em resposta ao feedback do usuário e trabalharam na divulgação de vulnerabilidade relacionada ao DKG de Pedersen.
O DevOps trabalhou em um arquivo docker-compose para permitir que a CI fosse executada localmente e melhorou os artigos docker da ZF para permitir que um contêiner Zebra e lightwalletd funcionasse com estados persistentes em cache.
Sprint 4
Este sprint começou com o lançamento do Zebra 1.6.0, que expõe a funcionalidade de escaneamento blindado por meio de uma versão inicial de um servidor gRPC.
A equipe continuou a trabalhar na interface gRPC para o scanner de blockchain zebra e sua documentação e testes.
Os engenheiros do FROST escreveram uma postagem de blog sobre a recente divulgação de vulnerabilidade relacionada ao Pedersen DKG.
A ZF também marcou a primeira versão estável da biblioteca de implementação de referência do FROST, v1.0.0 e concluíram a implementação do servidor para oferecer suporte a comunicações de soquete para o FROST para demonstrações da Zcash.
O DevOps reduziu o número de tags de imagem publicadas no docker hub para tornar o docker hub da ZF menos confuso e mais fácil de navegar, também sendo corrigido um problema ao criar instâncias do GCP sem um disco em cache.
Sprint 5
Os engenheiros do FROST & Zebra concluíram um hacksprint e realizaram o seguinte:
Desenvolveram o Zebra Launcher para permitir uma instalação fácil do zebra em várias plataformas diferentes, como Windows e MacOS
Restauraram o suporte do Windows no Zebra
Investigaram a possibilidade de reativar o arti-client no zebra para suporte futuro ao tor
Geraram especificações OpenAPI para documentos gRPC do zebra
O DevOps deu suporte ao desenvolvimento do projeto hacksprint do zebra-launcher.
Sprint 6
Os engenheiros do Zebra começaram a trabalhar no suporte para o modo de rede regtest e começaram a colaborar com a ECC em uma carteira inmemory para substituir a carteira interna zcashd antes do desligamento do mesmo. Também foi feita correções nos problemas de construção do zebra ao atualizar para as dependências zcashd mais recentes no zebra.
Os engenheiros do FROST corrigiram problemas de compilação na biblioteca frost-core, concluíram a implementação das operações do coordenador ao usar um servidor centralizado para comunicações para a demonstração do FROST para Zcash e corrigiram alguns problemas com testes para o lado do coordenador da demonstração do FROST para Zcash.
Os DevOps pararam de construir a imagem do docker lightwalletd e a própria ZF começou a usar uma fornecida pela ECC.
A Comunidade Zcash criou o Fundo de Desenvolvimento no final de 2020 como um meio de financiar o desenvolvimento contínuo do protocolo Zcash pela Zcash Foundation (5% da recompensa do bloco), Electric Coin Company (7%) & Zcash Community Grants (8%).
Anualmente, a Zcash Foundation recebe aproximadamente 65.745 ZEC do Fundo de Desenvolvimento.
Além disso, a Foundation recebe 105.192 ZEC como doação restrita, que só pode ser desembolsada como grandes doações.
Durante o Q1 de 2024, as despesas operacionais da ZF foram em média de aproximadamente $274.194 USD por mês. A repartição da alocação de recursos é a seguinte:
*Despesas gerais referem-se a custos não relacionados à mão de obra.
Isso inclui: contabilidade, taxas de conta de RH, taxas bancárias e de serviço de custódia, seguro, taxas legais (incluindo custos associados à resposta a uma intimação entregue à ZF pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA em setembro de 2023), taxas de incorporação, contas operacionais, despesas com site, aplicação de marca registrada e despesas de desenvolvimento profissional.
A remuneração da equipe abrange todas as remunerações e benefícios pagos aos funcionários e contratados da Foundation. A ZF não opera nenhuma forma de bônus de retenção ou esquema de remuneração diferida.
*** Não auditado e sujeito a alterações.
A tabela e o gráfico a seguir explicam em que tipo de programas a ZF investiu durante primeiro trimestre. Observe que a remuneração e os benefícios de cada membro da equipe da ZF são alocados ao(s) programa(s) para os quais eles contribuem.
Observação: A categoria “Ciência” utilizada anteriormente agora é chamada de “Pesquisa” & “FROST” para maior transparência. Não há alteração no trabalho da ZF, apenas uma alteração em como ele é relatado.
O programa Zcash Community Grants (ZCG) financia equipes independentes que entram no ecossistema Zcash para realizar um grande desenvolvimento contínuo (ou outro trabalho) para o bem público do ecossistema Zcash.
Algumas áreas-chave de financiamento incluem: infraestrutura principal, carteiras, interoperabilidade, aplicativos, serviços contínuos, integrações, pesquisa e comunidade.
Durante o primeiro trimestre, o ZCG aprovou 6 grants e estendeu 1 grant totalizando US$ 506.800. Eles também aprovaram 2 acordos IC, comprometendo-se com até US$ 57.667.
Das concessões recém-aprovadas/estendidas, o ZCG pagou US$ 31.100 para pagamentos iniciais e milestones.
O ZCG também pagou US$ 689.885 para concessões aprovadas em trimestres anteriores.
O ZCG utilizou US$ 28.093 de seu orçamento discricionário, que incluiu 3 meses de remuneração de membros do comitê.
No fechamento do primeiro trimestre de 2024, o ZCG tinha grants pendentes de US$ 2.886.365 para aplicações aprovadas e até US$ 57.6667 para acordos de IC ativos para um total de US$ 2.944.032.
*ZCG cancelou 4 grants de $212,704.
A equipe organizadora da ZconV se preparou para a conferência virtual de 5 dias que ocorreria no segundo trimestre. Alguns destaques incluíram:
Tomou decisões importantes, como mudar para uma conferência virtual de 5 dias e focar no tema, “Zcash Unified”.
Confirmou 40 palestrantes para se apresentarem em 25 sessões e forneceu a eles ferramentas para auxiliar em seus preparativos.
Trabalhou com artistas para projetar gráficos e animações da ZconV para várias plataformas.
Preparou mensagens para palestrantes e a comunidade para criar conscientização e entusiasmo em torno de nossa meta de trabalhar juntos para levar o protocolo adiante.
Construiu a página inicial da ZconV, o aplicativo da conferência e o registro.
Colaborou com a AV Club em transmissão ao vivo e traduções.
Fez parceria com a ZecHub para disponibilizar camisetas da Zcon na loja ZecHub.
Artigos