Zcash Foundation - Updates de Engenharia - Sprint 17 de 2024 (13 de Agosto - 26 de Agosto)
Esse artigo refere-se as últimas atualizações de engenharia da Zcash Foundation para o Sprint 17 (13 a 26 de agosto).
NU6
O trabalho na atualização da rede NU6 continuou enquanto a equipe se preparava para a ativação da testnet NU6.
Para esse efeito, a ZF atualizou o zebra para as dependências librustzcash mais recentes para incluir regras de consenso NU6, definindo a altura de ativação da testnet NU6 e a versão do protocolo de rede, se preparando para uma versão zebra contendo essas alterações.
Esta versão zebra reduz a interrupção do EOS (end-of-support) para ocorrer antes da ativação da NU6 na mainnet. Além disso, foi atualizado o método getblockchaininfo RPC para retornar informações sobre as pools de valores na NU6.
Para testar a ativação da rede de teste NU6, a equipe participou de um teste de rede na testnet privada, junto com engenheiros da ECC antes da ativação da rede de teste NU6 para garantir que tudo ocorresse sem problemas.
FROST
A equipe FROST continuou a trabalhar na FROST Demo, atualizando a documentação para adicionar detalhes sobre o novo recurso de registro de usuário e começou a pesquisar como a criptografia e a autenticação para a demonstração funcionariam usando a biblioteca snow. Foi iniciado uma escrita de comandos CLI para gerar um par de chaves, registrar uma conta, fazer login e exportar chaves públicas de contatos. Em seguida, abordaremos o registro de grupo e o manuseio de identificadores.
Também foi feito algum progresso nos ZIPs necessários que especificam como o FROST funcionará em um contexto Zcash. Algumas atualizações no ZIP-312 foi feitas para alterar como o randomizer deve ser manipulado, dando continuidade a discussão sobre a padronização de planos de transação na Zcash para permitir a criação de transações blindadas offline.
DevOps
O trabalho de DevOps foi focado nas compilações de imagens do Docker e em garantir que elas sejam otimizadas para tempos de compilação.
Também foi feitas algumas melhorias nas próprias imagens do Docker, alterando a imagem para não usar mais o usuário root, por meio do PR #8803, que foi melhorado ainda mais com os PRs #8803 e #8817, pois a ZF não deve executar seus nodes com um usuário privilegiado dentro do contêiner, mas permitir que os usuários criem mais arquivos de configuração ou diretórios onde o Zebra é executado.
A equipe iniciou planejamentos para evitar novos lançamentos do Docker ou adicionar pacotes ao DockerFile para aumentar a quantidade de vulnerabilidades e, assim, aumentar potenciais vetores de ataque.
Também estão trabalhado na implantação de alguns nodes de testnet de longa duração para melhorar a saúde da rede de testnet e para ter alguns nodes bootstrap para o DNSseeder de testnet hospedado pela Foundation. Por fim, foi corrigido uma série de problemas que a equipe estava tendo com as sincronizações completas programadas na testnet e mainnet do genesis que foi usada para testar o zebra.