Zcash Foundation | Updates de Engenharia do Sprint 25, 2024
Esse artigo refere-se as últimas atualizações de engenharia da Zcash Foundation para o Sprint 25 (3 de Dezembro - 16 de Dezembro) envolvendo seus principais desenvolvimentos no ZEBRA, FROST & DevOps.
Durante este Sprint, a equipe Zebra continuou trabalhando na expansão do conjunto de RPCs que o Zebra oferece, com o objetivo de possibilitar a descontinuação do zcashd.
Foi concluído o trabalho de atualização do RPC getrawtransaction, de forma que os códigos de erro desse e de outros métodos RPC correspondam mais de perto aos códigos de erro do zcashd.
Ainda há alguns campos adicionais que poderiam ser incluídos no RPC getrawtransaction para corresponder completamente o output do zcashd, e é possível adicioná-los caso sejam solicitados pelos usuários. Trabalhos foram feitos para garantir que o RPC getblock corresponda mais de perto ao output do zcashd com verbosity=2.
Anteriormente, o Zebra tratava o nível de verbosity2 da mesma forma que o nível de verbosity 1 do zcashd. Ainda há alguns campos ausentes que estão presentes no zcashd no nível de verbosity 2, e esses também podem ser adicionados caso sejam solicitados pelos usuários.
A ZF tem trabalhado com a QEDIT para oferecer suporte aos ZSAs no Zebra auxiliado-os com mudanças e verificações adicionais de regras de consenso no zebra-state.
Para ajudar a diagnosticar e corrigir um teste de CI que estava falhando, a equipe fez uma melhoria na usabilidade do Zebra ao expor o motivo exato da falha quando uma transação não passa na validação de consenso. Também foi corrigido vários testes do lightwalletd que haviam começado a falhar no CI da Fundaçao.
Durante este Sprint, foi lançado o Zebra 2.1.0, que incluiu parte do trabalho mencionado acima, além de algumas atualizações e correções necessárias após a ativação da NU6.
Por fim, foi aprimorado suas capacidades de regtest, permitindo que transações que gastam inputs da coinbase tenham outputs transparentes no regtest.
No projeto FROST, a ZF vem se concentrando principalmente em finalizar a Demo do FROST para Zcash, preparando-o para auditoria e uso em produção.
Durante este Sprint, a equipe trabalhou em diversas melhorias no servidor, incluindo aprimoramentos na gestão de sessões e melhorias para adicionar suporte a HTTPS no servidor, além de forçar criptografia e autenticação ao usar HTTP. Também foi realizado diversas melhorias no client, como a possibilidade de gerenciar inputs na Agenda de Endereços e adicionar a capacidade de gerenciar vários grupos de assinatura FROST.
No DevOps, a ZF trabalhou na forma como lidam com os estados em cache do Zebra, tanto em ambientes de desenvolvimento quanto de produção, para permitir que seja aproveitado esses estados em cache ao implantar novas versões do Zebra, sem a necessidade de ressincronizar todo o estado da chain.